Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chefe do Hamas chega na sexta-feira ao Irã

Por Said Khatib 8 fev 2012, 12h55

O chefe de governo do movimento islamita palestino Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, chegará na sexta-feira a Teerã, na véspera do 33º aniversário da Revolução Islâmica de 1979, segundo fontes oficiais.

Haniyeh será recebido pelo vice-presidente iraniano, Mohammed Reza Rahimi, acrescentaram as fontes. Também se reunirá com as autoridades iranianas, e no domingo receberá um doutorado honorífico na Universidade de Teerã, segundo os meios de comunicação locais.

Sua última visita ao Irã ocorreu em dezembro de 2006, quando era primeiro-ministro do governo da Autoridade Palestina, depois da vitória do Hamas nas eleições legislativas.

No entanto, devido às fortes divergências e choques entre grupos rivais palestinos, Haniyeh apenas dirige o governo do Hamas em Gaza, um território tomado por esse grupo palestino em 2007 do Fatah do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

Na última sexta-feira, o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, disse que o Irã apoiou o Hamas contra Israel em 2009 e que apoiará “todo grupo que combater o regime sionista”.

Esta nova visita anunciada de Haniyeh a Teerã ocorre no âmbito de um giro regional que também inclui Qatar, Bahrein e Kuwait.

Continua após a publicidade
Publicidade