Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chefe do CNT líbio chega a Trípoli

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafá Abdel Jalil, chegou neste sábado a Trípoli para visitar a capital líbia pela primeira vez depois da revolta contra Muamar Kadhafi, informou à AFP uma fonte das autoridades líbias.

Abdel Jalil foi recebido por membros do CNT na base militar de Metiga, leste de Trípoli. Seu avião chegou a Misrata (leste de Trípoli), onde fez escala depois de deixar, pela manhã, a cidade de Benghazi, reduto do CNT nesta região.

Ao chegar, declarou que agora corresponde aos comandos militares no terreno decidir quando atacar os redutos kadhafistas, depois de expirado o ultimato para a rendição.

“Na noite passada, o ultimato expirou. Agora, a situação está nas mãos dos combatentes revolucionários. Falamos com eles e damos a opção de decidir (o ataque) quando quiserem”, explicou.

Jalil se referia aos principais redutos que ainda estão sob controle das tropas kadhafistas: Sirte (a 360 km al este de la capital, Bani Walid e Sebha.

Ao partir de Benghazi, o chefe do CNT disse que sua ida a Trípoli era provisória e que a transferência definitiva do CNT será realizada “depois da libertação de todo o país”.