Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chefe de gabinete de Barack Obama deixa o cargo

Rahm Emanuel sai da Casa Branca para ser candidato à prefeitura de Chicago

O chefe de gabinete do governo de Barack Obama decidiu trocar a Casa Branca pela candidatura à prefeitura de Chicago. Rahm Emanuel deixa o cargo – que é equivalente ao de ministro-chefe da Casa Civil no Brasil – nesta sexta-feira.

A notícia, que havia sido adiantada pela rede americana CNN, foi confirmada por Obama em um anúncio feito no início da tarde. Para assumir o lugar de Emanuel interinamente na Casa Branca, o presidente nomeou um de seus principais conselheiros, Pete Rouse.

Mais cedo, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, encheu o chefe de gabinete de elogios e disse que ele tem uma “enorme quantidade de energia diária” e sempre foi o “líder” desde que Obama chegou à Presidência dos Estados Unidos. “Ele nos possibilitou realizar muitas coisas, ajudando em nossa recuperação econômica e passando pela histórica reforma de Wall Street”, ressaltou.

Tempo – A mudança já era esperada desde que o atual prefeito de Chicago, Richard Daley, anunciou que não iria concorrer à reeleição. Segundo fontes diplomáticas, Emanuel já estaria preparando sua campanha, mas não deve anunciar imediatamente sua candidatura.

Analistas acreditam que ele vá esperar um tempo após sua saída da Casa Branca até conseguir simpatizantes suficientes em Chicago. “Você não anuncia em Washington uma campanha para concorrer à prefeitura de Chicago. Você vai para casa e acaba o trabalho lá”, disse uma das fontes ouvidas pela CNN, um democrata próximo do chefe de gabinete.