Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chefe da diplomacia da UE viaja a Israel e aos territórios ocupados

Bruxelas, 24 jan (EFE).- A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, inicia nesta terça-feira uma viagem de três dias a Israel e aos territórios palestinos ocupados para impulsionar as negociações de paz entre as duas partes.

Durante a visita, que se estende até quinta-feira, ela irá se reunir com o presidente de Israel, Shimon Peres, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e os titulares das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, e da Defesa, Ehud Barak.

Catherine vai se encontrar ainda com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas e o premiê palestino, Salam Fayyad.

A alta representante da UE visitará o Centro de Formação de Gaza, onde vai assinar um acordo de financiamento com a agência da ONU de auxílio aos refugiados palestinos (UNRWA) e se reunir com representantes da sociedade civil.

Em comunicado, Ashton se comprometeu a fazer ‘todos os esforços para impulsionar as conversas de paz e encaminhar as partes na direção de uma solução negociada’.

Além disso, agradeceu ao rei da Jordânia sua iniciativa ‘estreitamente vinculada aos esforços do Quarteto’ para o Oriente Médio (integrado pelos Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia) e considerou ‘encorajador’ que as negociações possam ser feitas pessoalmente.

A chefe da diplomacia europeia disse esperar ver ‘sinais positivos de que ambas as partes estão preparadas para transformar o processo em autênticos gestos e negociações’.

Segundo Catherine, os eventos na região ‘fazem com que a paz no Oriente Médio seja ainda mais urgente e necessária’. EFE