Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez se afasta dos holofotes após finalizar radioterapia em Cuba

Caracas, 14 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se mantém longe dos holofotes e em silêncio na rede social Twitter após finalizar na sexta-feira passada seu tratamento de radioterapia em Cuba, e nem seus correligionários sabem quando ele voltará a aparecer.

‘Nós não temos a agenda do presidente, portanto não posso dizer quando o comandante vai se apresentar’, disse a dirigente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Blanca Eekhout.

‘O comandante é porta-voz de si próprio’, acrescentou Blanca, que previu que provavelmente Chávez informará sobre seus próximos passos no Twitter ou em seus discursos.

Chávez retornou para a Venezuela na sexta-feira após passar onze dias em Havana para finalizar o tratamento de radioterapia, que precisou realizar após a operação para a retirada de um tumor na região pélvica a que foi submetido em fevereiro. Há quase um ano, o líder também foi operado de um câncer no mesmo local.

Ao chegar, o presidente se referiu às ‘permanentes especulações de alguns indivíduos e alguns setores que lançam rumores’ sobre sua saúde, e afirmou que concluiu o tratamento ‘de maneira bem-sucedida’.

Chávez acrescentou que durante os próximos dias deverá ‘seguir rigorosamente as indicações médicas’ para se recuperar dos ‘efeitos normais e esperados da radioterapia’.

‘Na medida em que passem as horas e os próximos dias tenho certeza que irei progressivamente me instalando onde devo estar: na linha de frente de batalha’, discursou.

Durante o fim de semana, o líder só rompeu seu silêncio para celebrar a vitória do piloto venezuelano Pastor Maldonado no Grande Prêmio da Espanha.

Hugo Chávez, de 57 anos, concorre a seu terceiro mandato nas eleições presidenciais de 7 de outubro, nas quais enfrentará o candidato da oposição, Henrique Capriles, de 39 anos. EFE