Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez revela recuperação ‘progressiva’

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira que se recupera “progressivamente” da radioterapia a que foi submetido para combater um câncer, em seu primeiro contato com o público em uma semana.

“Esta semana fiquei muito fechado, trabalhando, mas seguindo rigorosamente as ordens médicas para me recuperar o mais cedo possível dos efeitos normais deste tratamento de radioterapia”, revelou Chávez por telefone durante um programa da TV estatal.

“Vou progressivamente me recuperando”, afirmou Chávez, sem dar detalhes.

O presidente admitiu que não é mais o “cavalo doido que era antes”. “Eu não dormia, mas agora trabalho segundo a lei, oito horas diárias, descansando, seguindo uma dieta”.

Chávez, que tentará a reeleição em 7 de outubro próximo, aproveitou o programa para comentar temas da atualidade do país, entre eles “a boa notícia” do crescimento da economia ou o Conselho Energético Sul-Americano, realizado nesta sexta-feira, em Caracas, com a presença de sete ministros do continente.

O presidente voltou à Venezuela no dia 11 de maio, após a última etapa da radioterapia em Havana.

Chávez, 57 anos, foi submetido a ciclos de radioterapia em Havana após ter sido operado para retirar um tumor maligno, em fevereiro passado, no mesmo local onde teve um câncer diagnosticado em junho de 2011.

O líder venezuelano não permite que se revele o local e o tipo de câncer que o afeta.

No poder desde 1999, Chávez pretende obter 70% dos votos, algo em torno de 10 milhões, nas eleições de 7 de outubro contra o opositor Henrique Capriles Radonski, governador do rico estado de Miranda.