Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Chávez propõe uma OPEP paralela de ‘gigantes’

Por Juan Barreto - 6 out 2011, 19h26

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, propôs nesta quinta-feira a criação de uma nova associação de produtores de petróleo, paralela à Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que inclua apenas os “gigantes”, entre eles Rússia e Venezuela.

“Me ocorreu uma ideia, criar (…) uma nova organização, neste novo mundo que está surgindo, com os gigantes do petróleo (…) que são quatro ou cinco”, disse Chávez durante uma reunião do gabinete.

“Rússia e Venezuela são dois gigantes petroleiros deste planeta”, destacou o presidente, ao lado do vice-premier russo, Igor Sechin, e do ministro russo da Energia, Sergei Smatko, que lideram uma delegação que visita a Venezuela.

A medida “não vai afetar a OPEP, que é uma organização com uma história, com um perfil, com uma trajetória, na qual a Venezuela tem e seguirá tendo um papel de muita importância”.

Publicidade

Venezuela, membro fundador da OPEP, produz em média três milhões de barris dia (mbd) e tem uma das maiores reservas mundiais de petróleo, estimada em 296,5 trilhões de barris, superando a Arábia Saudita.

Publicidade