Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez liga para cumprimentar Putin por vitória eleitoral

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ligou nesta segunda-feira para o presidente russo, Vladimir Putin, para cumprimentá-lo por sua “ampla e contundente” vitória nas eleições de domingo, pleito que a oposição classificou de “farsa”.

Chávez “conversou por telefone com Vladimir Putin, presidente eleito da Federação Russa, durante a qual o felicitou por sua ampla e contundente vitória nas eleições de domingo”, afirmou um comunicado da chancelaria.

“Os dois líderes ratificaram a aliança estratégica entre Rússia e Venezuela e a vontade de avançar na agenda de cooperação bilateral”, completou a nota.

No domingo à noite, Chávez já havia comemorado a eleição de Putin, que já foi presidente entre 2000 e 2008, desejando a ele “o maior dos êxitos”.

Segundo a nota, Putin também interessou-se pela saúde de Chávez, que convalesce em Cuba da cirurgia de um segundo tumor maligno que cresceu na mesma região onde um câncer foi detectado em junho de 2011.

A Comissão Eleitoral russa informou que Putin venceu as eleições presidenciais com 63,60% dos votos.

Nesta segunda-feira, centenas de manifestantes e vários líderes da oposição russa foram presos em manifestações de protesto pela vitória de Putin nas eleições.