Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chávez felicita Putin pela vitória eleitoral

Por Da Redação 5 mar 2012, 00h26

Caracas, 4 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou o novo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que neste domingo venceu as eleições realizadas naquele país, segundo os resultados oficiais parciais, segundo informou a Chancelaria venezuelana em comunicado.

O Ministério de Exteriores destacou a ‘importante jornada democrática protagonizada pelo povo russo ao voltar-se de maneira entusiasta às urnas para escolher no primeiro turno seu novo presidente, Vladimir Putin’.

‘O Governo venezuelano cumprimenta a maturidade do povo russo, o qual expressou de maneira soberana e contundente sua vontade de fortalecer a grande pátria russa e levá-la pelos caminhos da paz, o bem-estar, a justiça e o desenvolvimento’, assinala o texto oficial.

O comunicado assinala que Chávez ‘tem um forte vínculo de amizade e uma visão comum para a construção de um mundo pacífico, solidário e democrático no século XXI com Putin’.

‘O Governo venezuelano deseja o maior dos sucessos a Putin e a sua nova equipe de Governo e lhe reitera o mais firme compromisso de aprofundar as relações estratégicas entre ambos os países’, continua o comunicado.

Em um programa de televisão gravado no sábado e divulgado em Caracas, Chávez já tinha antecipado que tinha certeza da vitória de Putin.

Venezuela e Rússia têm um amplo programa de cooperação em setores que vão desde o tecnológico ao energético, passando pelo dos bens de capital, o comercial agrícola e o militar, com um amplo programa de compras de Caracas para equipar sua Força Armada. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade