Clique e assine a partir de 9,90/mês

Chávez afirma que Ahmadinejad é ‘um bom homem’

Por Da Redação - 13 jan 2012, 18h07

Caracas, 13 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira que o líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, não é ‘nenhum fanático’, mas ‘um bom homem’, e rejeitou as críticas pela visita do colega ao país sul-americano.

‘Não conhecem Ahmadinejad, é um bom homem’, disse Chávez em alusão a setores que na Venezuela criticaram a visita realizada pelo iraniano no início de uma viagem por vários países da América Latina contrários aos Estados Unidos.

‘Eu o conheci quando era prefeito de Teerã, não é nenhum fanático religioso, como também não era o antigo presidente iraniano, Mohamad Khatami’, acrescentou.

Chávez perguntou se aqueles que criticaram a visita aplaudiriam se o presidente dos EUA, Barack Obama, fosse à Venezuela . ‘Dariam um prêmio a ele que é responsável de não sei quantas guerras e agora está elucubrando guerras atômicas que ameaçam a todos?’, questionou.

‘Agora sem nenhuma prova, não há uma só prova, acusam o Irã de fazer uma bomba atômica, mas quantas bombas atômicas tem Israel?’, continuou.

Ahmadinejad realizou nesta semana uma visita pela América Latina em meio a tensões no Golfo Pérsico pelas manobras militares iranianas e o aumento da presença naval dos EUA, e em meio a um aumento da pressão de parte da comunidade internacional.

Os países ocidentais acusam o Irã de impulsionar um programa nuclear iraniano com fins militares apesar de Teerã garantir que tem como objetivo apenas a produção energética.

A Venezuela é um dos principais aliados do Irã na América e os laços bilaterais foram sendo estreitados desde que Ahmadinejad chegou ao poder em 2005.

Neste momento, ambos países têm programas de cooperação em setores como o energético, o da moradia, o automotivo, o alimentício e o tecnológico. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade