Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez acusa oposição de ‘conspirar’ contra seu governo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou nesta quinta-feira a oposição de “conspirar” contra seu governo e de “atacar” às forças armadas para promover a desunião no país, diante da aproximação das eleições de 2012, quando tentará um terceiro mandato.

“Eles já andam conspirando e o Império (Estados Unidos) está por trás. Sabem que pelo caminho eleitoral jamais vão nos derrotar. Atacam as forças armadas, buscam recursos do Império e promovem distúrbios”, disse Chávez em entrevista ao canal estatal VTV.

“Deixem quietas minhas forças armadas, deixem que trabalhem (…). Eles mentem, agridem, investem contra o Exército”, denunciou Chávez.

O presidente, que faz em Cuba seu segundo tratamento de quimioterapia contra o câncer, deu a entrevista por ocasião de um ato oficial do Exército venezuelano.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática acusou Chávez e a cúpula militar de tentar “politizar” as forças armadas, afirmando que nem todos os militares precisam concordar com o projeto político bolivariano.

Chávez pediu hoje aos militares que “defendam a revolução dos ataques do Império (…), da oposição reacionária que já anda conspirando, porque já vê as pesquisas”. “Vamos por 12 milhões de votos para ser presidente”.