Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chanceleres do Mercosul iniciam reunião preparatória da cúpula em Montevidéu

Montevidéu, 19 dez (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Mercosul iniciaram nesta segunda-feira em Montevidéu uma reunião para definir vários pontos da agenda do bloco, como uma prévia à reunião presidencial que será realizada nesta terça na capital uruguaia.

Após tomarem um café da manhã de trabalho em um hotel do centro de Montevidéu, os chanceleres da Argentina, Paraguai, Brasil, Uruguai e Venezuela (país em processo de adesão) foram até o Edifício Mercosul para iniciar a sessão ordinária do Conselho Mercado Comum (CMC) do bloco.

Antes de participar da reunião, o chanceler uruguaio, Luis Almagro, informou à imprensa que irá discutir com seus colegas questões comerciais do interior do bloco, o processo de adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul – estagnado no Senado paraguaio – e a possibilidade de o Equador também solicitar sua entrada ao organismo, do qual, por enquanto, é membro associado.

Almagro confirmou que o bloco pretende assinar nesta terça-feira um tratado de livre-comércio com a Palestina, e que o Uruguai, que neste semestre exerceu a Presidência rotativa do Mercosul, irá trazer à cúpula a necessidade de aprofundar a ‘dimensão social’ da integração.

Para o encontro desta terça, na qual a Argentina irá assumir a presidência semestral do bloco, está confirmada a presença dos presidentes Dilma Rousseff (Brasil), José Mujica (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai), Cristina Kirchner (Argentina) e Rafael Correa (Equador). EFE