Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chanceler iraniano confirma viagem aos EUA para Assembleia-Geral da ONU

Diante da tensão causada pelo ataque contra refinarias sauditas no final de semana, a ida da comitiva de Teerã a Nova York não era certa

Por Da Redação
19 set 2019, 16h28

O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou nesta quinta-feira, 19, que o chanceler Mohammad Javad Zarif viajará na manhã desta sexta-feira para os Estados Unidos para a Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York. Teerã e Washington estão atualmente envolvidos em um grande conflito, depois que drones atacaram duas refinarias da estatal petrolífera Saudi Aramco no final de semana.

O ataque foi reivindicado pelos rebeldes houthis do Iêmen, mas os Estados Unidos e a Arábia Saudita culpam Teerã. Diante da tensão, a viagem da comitiva iraniana a Nova York para participar do evento da ONU não era certa.

Apesar da confirmação da presença de Zarif, ainda não está certo se o presidente Hassan Rohani fará o discurso na Assembleia-Geral.

A comitiva do Irã enfrentava problemas para ingressar nos Estados Unidos. Segundo informações da agência estatal de notícias Irna, a delegação iraniana que deveria viajar para Nova York para preparar a chegada de Rohani ainda não havia saído do país na quarta-feira 18 por não ter recebido os vistos americanos.

O governo americano é aliado da Arábia Saudita no Oriente Médio. Após os ataques contra as refinarias no final de semana, autoridades americanas prontamente acusaram Teerã de estar por trás do bombardeio.

Continua após a publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incialmente foi mais cuidadoso, e evitou apontar culpados. Ontem, contudo, anunciou que vai “aumentar substancialmente as sanções” impostas ao Irã, sem dar mais detalhes sobre a medida.

Nesta quinta, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que seu país está construindo uma coalizão para deter o Irã, mas afirmou que busca uma solução pacífica.

Por sua vez, Mohammad Javad Zarif afirmou em uma entrevista à emissora americana CNN que qualquer ataque dos Estados Unidos ou da Arábia Saudita contra Teerã desencadearia uma “guerra total”.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.