Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chanceler espanhol expressa satisfação por encontro com Lula em SP

São Paulo, 17 mai (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, classificou como ‘afetuoso e emocionante’ o encontro que teve nesta quinta-feira em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

‘Foi para mim um encontro muito emocionante, uma conversa absolutamente afetuosa com um dos líderes mais importantes que a América Latina já teve’, disse García-Margallo à Agência Efe depois da reunião de quase uma hora com Lula.

O ex-governante brasileiro, de 66 anos, que em outubro passado interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe que lhe foi diagnosticado, tem retomado gradualmente suas atividades nas últimas semanas.

No dia 28 de março, os médicos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, onde Lula foi tratado com químio e radioterapia, anunciaram que o tumor de três centímetros do ex-líder havia desaparecido totalmente.

Na reunião com Lula, García-Margallo disse ter debatido a agenda bilateral e regional. ‘Conversamos sobre a região, as relações entre a União Europeia, em geral, e a Espanha, em particular, com a América Latina e o Brasil’, declarou o chanceler.

O segundo dia da visita do ministro espanhol ao Brasil terminaria nesta tarde com uma reunião com o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e com uma recepção no Colégio Miguel de Cervantes.

Posteriormente, García-Margallo viajaria ao Rio de Janeiro, onde concluirá nesta sexta-feira sua primeira viagem oficial ao Brasil, que iniciou na quarta-feira em Brasília, onde se reuniu com seu colega de pasta brasileiro, Antonio Patriota. EFE