Clique e assine a partir de 9,90/mês

Centros de votação para primárias republicanas da Flórida abrem suas portas

Por Da Redação - 31 jan 2012, 11h27

Miami, 31 jan (EFE).- Os centros de votação distribuídos por toda Flórida abriram suas portas no começo da manhã desta terça-feira para que os republicanos inscritos votem em seu favorito como candidato às eleições gerais realizadas em novembro deste ano.

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney parte como favorito sobre o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, ambos muito na frente dos outros dois adversários do Partido Republicano, o congressista do Texas Ron Paul e o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum.

Em grande parte do estado, o maior e mais diverso no qual foram realizadas primárias até agora, os centros de votação abriram às 7h locais (11h de Brasília) e os últimos fecharão às 20h (23h).

Até o momento, cerca de 605 mil habitantes da Flórida, dos 2 milhões que devem votar, já exerceram seu direito ao voto por antecipação.

Continua após a publicidade

Até agora Santorum, Romney e Gingrich ganharam, respectivamente, as primárias em Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul.

A votação da Flórida é importante porque seu diverso eleitorado é considerado uma amostra representativa da variedade eleitoral de todo o país, ao mesmo tempo que são as primeiras nas quais a população hispânica terá uma influência decisiva.

Por isso, os candidatos dedicaram grande parte de suas campanhas a tocar os temas considerados de maior interesse para esse grupo da Flórida, como a regulação da imigração, o desemprego, os regimes da América Latina e o status de Porto Rico.

As penas e críticas ao regime cubano foram tão constantes que até o ex-presidente Fidel Castro se pronunciou a respeito na semana passada, classificando o processo de primárias dos EUA como ‘a maior concorrência de idiotices e ignorância’ que já escutou.

Continua após a publicidade

As eleições servirão de termômetro aos republicanos para saber o grau de apoio que têm entre os hispânicos, que em nível nacional representam um em cada dez votos, e na Flórida 13%.

O ganhador de todo o processo em nível nacional será divulgado em agosto em Tampa (Flórida), onde será realizada a Convenção Nacional do Partido Republicano. Quem alcançar ao menos 1.144 delegados será o candidato que enfrentará Barack Obama nas presidenciais de novembro de 2012.

Por enquanto, Romney, que nesta terça-feira não teve nenhum ato de campanha, conta com 31 delegados, enquanto Gingrich acumula 26 delegados.

Enquanto o primeiro investiu US$ 14 milhões em publicidade neste estado, basicamente para atacar seu rival, o segundo dedicou cerca de US$ 3 milhões.

Continua após a publicidade

A disputa continuará no sábado em Nevada e durante a próxima semana no Colorado, Minnesota e Maine. Em seguida, após um intervalo de duas semanas, será a vez de Michigan e Arizona. EFE

Publicidade