Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Centenas de libaneses se manifestam em apoio ao povo sírio

Por Da Redação 1 jan 2012, 14h33

Beirute, 1 jan (EFE).- Centenas de pessoas se manifestaram neste domingo no norte e no leste do Líbano em apoio ao povo sírio, cujos protestos contra o regime de Bashar al Assad estão sendo violentamente reprimidos pelas forças de segurança do país, informou a imprensa libanesa.

Na cidade de Trípoli, os manifestantes se reuniram para pedir a queda de al Assad e expressar seu apoio aos opositores sírios.

Na região de Wadi Khaled (norte), outra manifestação reuniu centenas de pessoas, que condenaram a morte de três jovens libaneses há dois dias por disparos efetuados pelos soldados sírios do outro lado da fronteira entre os países.

Os manifestantes pediram além disso que o Exército libanês proteja os civis nas regiões que fazem fronteira com a Síria, disseram as fontes.

Também no vale oriental de Bekaa foram realizadas manifestações, nas quais os participantes criticaram a repressão contra a população civil na Síria, que já causou a morte de mais de 5 mil pessoas.

Os manifestantes percorreram as ruas dessas duas localidades levando bandeiras negras em solidariedade com o sofrimento do povo sírio, mas os protestos contra o regime da Síria não foram os únicos que saíram às ruas do Líbano neste domingo.

Próximo a Beirute, dezenas de manifestantes quiseram se reunir diante da Embaixada dos Estados Unidos para celebrar a retirada das tropas americanas do Iraque, embora não tenham conseguido, já que o Exército e a Polícia isolaram o lugar para impedir o acesso e evitar incidentes.

Manifestantes também se reuniram levantando fotos do deposto presidente iraquiano Saddam Hussein e cartazes com palavras de ordem contra os EUA. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade