Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Celso Amorim viaja à Venezuela na próxima semana

O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, visitará na próxima semana a Venezuela para revisar as relações bilaterais, informou nesta terça-feira o presidente Hugo Chávez, após conversar por telefone com sua colega brasileira, Dilma Rousseff.

“Nos preparamos para a visita que nos fará na próxima semana o ministro da Defesa do Brasil, querido amigo Celso Amorim”, disse Chávez em rede nacional de rádio e TV.

Chávez assinalou que conversou com Dilma Rousseff sobre os mecanismos para reforçar “a relação bilateral, trabalhando sobre a equação sul-americana”.

Celso Amorim recebeu nesta terça-feira, em Brasília, o ministro colombiano da Defesa, Juan Carlos Pinzón, para discutir um plano de cooperação sobre a segurança na fronteira, que poderá servir de modelo para uma iniciativa similar dentro da União Sul-Americana de Nações (Unasul).

Chávez fez o anúncio da visita durante a posse do general Henry Rangel Silva como ministro da Defesa.

O general é acusado pelos Estados Unidos de ligação com o tráfico de drogas, e teve seus bens congelados em 2008 pelo departamento americano do Tesouro, quando era diretor do serviço de Inteligência da Venezuela.

Rangel Silva substitui o general Carlos Mata Figueroa, que entrará na política como candidato a governador do estado de Nova Esparta nas eleições de dezembro.