Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Cédula com rosto de Evita é rejeitada na Argentina

Supermercados não aceitam nota de 100 pesos com rosto de Eva Perón

Por Da Redação 4 dez 2012, 10h51

A nova cédula do peso argentino que estampa o rosto de Eva Perón, em homenagem ao aniversário de 60 anos de sua morte, está causando confusão no país por não ser reconhecida por alguns comerciantes enquanto é perseguida por colecionadores, informou nesta terça-feira o jornal Clarín. O Ministério da Justiça teve que divulgar um comunicado para acalmar os ânimos e para informar o óbvio – que as cédulas são legais e devem ser aceitas.

Leia mais:

Leia mais: Cristina coloca nota em homenagem à Evita em circulação

Aposentados da província de Buenos Aires foram os primeiros a denunciar a dificuldade na aceitação das notas. Eles as receberam da Previdência Social em 29 de novembro, quando os caixas estavam abarrotados de notas de 100 pesos com a figura de Evita. “No domingo, tive que deixar minhas compras no caixa do supermercado porque não aceitaram a minha cédula”, disse ao Clarín a professora aposentada Elena Lucero. “Recorri a vários armazéns e não tive sorte alguma”, completou.

Detalhe da nota de 100 pesos argentinos, com a imagem de Eva Perón
Detalhe da nota de 100 pesos argentinos, com a imagem de Eva Perón VEJA

“As novas cédulas de 100 pesos com a imagem de Eva Perón são legais e devem ser aceitas normalmente”, anunciou o Ministério de Justiça. As autoridades argentinas também lembraram que a nota coexistirá com a que mostra a imagem da posse de Julio Argentino Roca (ex-presidente) – nenhuma sairá de circulação.

Saiba mais:

Saiba mais: Casa da Moeda argentina imprime nova cédula em homenagem a Evita

Continua após a publicidade
Publicidade