Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Catherine Ashton vai à Índia para promover acordo de livre-comércio

Por Da Redação 15 jan 2012, 10h47

Bruxelas, 15 jan (EFE).- A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, viajou neste domingo à Índia para preparar a próxima cúpula bilateral que ocorrerá no início de fevereiro, na qual um dos temas de destaque será a negociação do acordo de livre-comércio entre os 27 e o parceiro asiático.

Catherine passará dois dias na Índia, onde se reunirá com representantes do Governo do país. A chefe da diplomacia europeia deverá anunciar que a UE continua ‘comprometida em concluir o mais rápido possível um completo e equilibrado acordo de livre-comércio com a Índia’, explicou em comunicado.

Na agenda indiana de Catherine está incluída ainda a questão da segurança. Bruxelas quer que a Índia comece a cooperar com os 27 ‘como símbolo de um maior compromisso político entre os parceiros’.

Para a chefe da diplomacia europeia, ‘a UE tem certeza de que é necessário reforçar as relações estratégicas com a Índia’.

‘Espero conseguir maiores laços políticos e econômicos e a criação de novas associações para combater os desafios globais comuns’, indicou a vice-presidente da Comissão Europeia no comunicado.

A 12ª cúpula UE-Índia será realizada em Nova Délhi em 10 de fevereiro. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade