Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Casal Putin aparece em público – para anunciar a separação

Eles raramente apareciam juntos. "Nós praticamente não nos vemos. Cada um tem a sua própria vida", disse o presidente russo

O presidente russo Vladimir Putin e sua mulher Lyudmila raramente eram vistos juntos, apesar de estarem casados há quase trinta anos. Nesta quinta-feira eles mudaram o roteiro – mas apenas para anunciar o final do casamento, numa entrevista ao término de uma apresentação de balé no Kremlin.

Segundo o jornal The New York Times, Putin caminhava com Lyudmila quando o repórter de uma emissora de televisão lhes perguntou sobre espetáculo que acabavam de assistir. O presidente murmurou sua aprovação e a mulher acrescentou que “as bailarinas estavam praticamente flutuando”. O repórter, então – e o jornal americano sugere ironicamente que a entrevista estava ensaiada – decide indagar sobre os “rumores” em torno do enigmático casamento. Nesse momento, Putin se voltou para as câmeras e explicou que seu trabalho demandava uma grande exposição pública e que Ludmyla Aleksandrovna não era talhada para isso, apesar de ter se submetido ao protocolo por oito ou nove anos.

Leia também:

Putin sanciona lei que amplia definição de traição ao país

“Foi uma decisão mútua, nosso casamento está acabado. Nós praticamente não nos vemos. Cada um tem a sua própria vida”, disse Putin, que se deixa flagrar com frequência sem camisa em viris excursões de caça ou pesca.

Lyudmila acrescentou que ambos são pais afetuosos das filhas Maria e Yekaterina, de 25 e 26 anos, e que por isso terão sempre um vínculo. Sua última declaração foi digna de um estadista: “Sou extremamente grata a Vladimir Vladimirovitch por ter me apoiado.”

Leia mais:

Ban tenta convencer Rússia a apoiar saída de Assad

Gás sarin foi usado na Síria, afirma governo francês