Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Casa Branca mostra satisfação pela viagem de ativista chinês

Camp David (EUA.), 19 mai (EFE).- A Casa Branca divulgou neste sábado sua satisfação pelo desfecho do caso do ativista chinês Chen Guangcheng, que viaja para os Estados Unidos após as autoridades chinesas permitirem sua saída do país.

Em declarações à imprensa na residência de descanso presidencial, o conselheiro adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes saudou o ativista. ‘Damos as boas-vindas’, declarou. Ele confirmou que o Chen e sua família viajam neste sábado para os Estados Unidos.

A viagem do ativista político para estudar nos Estados Unidos só aconteceu após intensas negociações entre as autoridades de Washington e Pequim.

Chen, cego desde os 5 anos de idade, permaneceu internado este mês no hospital Chaoyang, em Pequim, recebendo tratamento na perna que foi lesionada durante sua fuga da prisão domiciliar na cidade de Nanquim, na noite de 21 de abril.

O dissidente chegou a Pequim com a ajuda de amigos ativistas e se refugiou durante seis dias na Embaixada americana, da qual saiu para ser hospitalizado.

Na última quarta-feira, Chen foi visitado no hospital de Chaoyang por funcionários do Escritório de Segurança Pública da província de Shandong, que levaram os formulários para que tanto ele como sua família solicitassem seus passaportes. EFE