Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Caos aéreo na Europa cancela mais de cem voos no Brasil

Pelo menos 125 voos entre o Brasil e a Europa foram cancelados desde a última quinta-feira, 15, por causa das cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. Só nesta segunda-feira, dez aviões foram impedidos de sair do aeroporto internacional do Rio de Janeiro e outros 21 de São Paulo, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).Apenas três voos foram realizados no Rio de Janeiro, conforme o programado, neste início de semana.

A companhia aérea TAM emitiu uma nota, informando que os passageiros com destino a Londres, Frankfurt, Paris e Milão devem remarcar seus voos devido ao fechamento de aeroportos na Inglaterra, Alemanha, França e Itália. O comunicado explica ainda que a empresa vai realizar voos extras para atender a todos no menor prazo possível. O procedimento será isento de taxas ou diferenças tarifárias.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas devem fornecer informações e toda assistência necessárias aos passageiros que não conseguiram embarcar. Aqueles que desistirem de viajar podem pedir reembolso à empresa e devem receber a quantia em até 30 dias.

Video

Os que se sentirem lesados, devem reclamar junto aos órgãos de defesa do consumidor ou à própria Anac (pelo telefone 08007254445 ou pelo site http://www.anac.gov.br/faleanac).

Clique na imagem para acessar

Reabertura -A União Européia anunciou que vai reabrir parte do seu espaço aéreo, a partir da manhã de terça-feira (madrugada, no Brasil). A estimativa é que até 45% vôos serão normalizados no mesmo dia e 60%, na quarta-feira. A decisão, em parte, é resultado da pressão das empresas aéreas, que pediram às autoridades que retirassem pelo menos parte das restrições aos voos.

A indústria da aviação comercial já enfrentou prejuízos superiores a US$ 1 bilhão. A estimativa de prejuízos foi feita pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), baseada numa perda diária de US$ 200 milhões das empresas.

A previsão sobre a volta da normalidade, contudo, pode mudar, já que a erupção do vulcão Eyjafjallajokull se fortaleceu nesta segunda-feira, enviando uma nova nuvem de cinzas em direção ao Reino Unido, informou esta noite o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês) do Reino Unido. O alerta ocorreu algumas horas após os aeroportos europeus começarem a se preparar para a reabertura.