Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Candidatos islamitas vencem as eleições no Kuwait

Na quinta-feira, 400.000 kuwaitianos elegeram os membros da Câmara

Por Da Redação 3 fev 2012, 05h23

Os candidatos das quatro diferentes partidos islamitas venceram as eleições da Assembleia Nacional do Kuwait realizadas na quinta-feira, segundo dados oficiais provisórios divulgados nesta sexta. Apesar desse avanço eleitoral, os islamitas não dominarão a Câmara kuwaitiana, na qual a oposição adquire mais peso.

Além disso, os resultados provisórios mostram a ausência de mulheres no Parlamento e a presença também de deputados da ala liberal nas 50 cadeiras da Câmara renovadas neste pleito. Como o governo dispõe de 15 assentos na Câmara para os ministros, o resultado eleitoral ficará distorcido e a composição definitiva da Assembleia dependerá do apoio que alguns independentes pactuarem com o Executivo.

Com uma participação de 62%, quatro pontos percentuais acima da anterior convocação, o quarto Parlamento eleito em seis anos no Kuwait reflete a diversidade do país, onde os islamitas convivem e se agrupam em facções. Entre os principais grupos islamistas estão a Irmandade Muçulmana, os salafistas, os xiitas e os que predicam a obediência tribal.

Na quinta-feira, 400.000 kuwaitianos – de um total de 1,2 milhão – puderam exercer seu direito a voto, em um país onde mais de 20% da população é composta por imigrantes estrangeiros.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade