Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campanha de Obama anuncia ter arrecadado US$ 29 milhões em janeiro

A equipe de campanha do presidente Barack Obama anunciou no Twitter nesta sexta-feira que foram arrecadados 29,1 milhões de dólares em janeiro para a reeleição, 98% dos quais resultantes de contribuições no valor de 250 dólares ou menos.

A arrecadação de fundos é crucial nas eleições americanas, já que permite aos candidatos passar meses fazendo campanha por todo o país e pagando propagandas na televisão.

O favorito do Partido Republicano, Mitt Romney, arrecadou 24 milhões de dólares durante os três últimos meses de 2011, indicou no mês passado sua equipe de campanha.

O uso dos chamados ‘super-PACS’ (comitês de ação política), que não possuem um limite de doações e podem arrecadar fundos ilimitados sem ter vínculos oficiais com a campanha política de um candidato, elevou as apostas para 2012.

Obama se opôs em 2010 a uma decisão do Supremo Tribunal, que acabou com as leis de financiamento das campanhas e autorizou empresas e indivíduos a fazerem doações ilimitadas a grupos externos que apoiam os candidatos.

No entanto, evidenciando uma mudança de parecer no início deste mês, a equipe de Obama incentivou os democratas com dinheiro a apoiar um super-PAC, argumentando que os democratas não devem ficar “unilateralmente desarmados” para fazer frente a uma injeção em massa de dinheiro em efetivo para os republicanos.