Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cameron não participará da conferência Rio+20

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, não participará da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada em junho de 2012, porque o calendário coincide com o Jubileu da rainha Elizabeth II, anunciou seu gabinete nesta quarta-feira.

Uma porta-voz de Downing Street indicou à AFP que “o Jubileu era um compromisso que tinha há muito tempo”, confirmando uma informação publicada pela BBC.

A Conferência Rio+20, que será realizada de 4 a 6 de junho de 2012, coincide com as celebrações do 60º aniversário da ascensão ao trono de Elizabeth II, chefe do Estado britânico, previstas de 2 a 5 de maio do mesmo mês.

A delegação britânica deve ser liderada, portanto, pela ministra de Meio Ambiente, Caroline Spelman, que lidera os preparativos para esta conferência, que será realizada 20 anos após a Cúpula da Terra no Rio.

Na semana passada, um relatório parlamentar sobre as relações anglo-brasileiras havia concluído que a Rio+20 representava uma “oportunidade de ouro para o Reino Unido mostrar seu compromisso com uma relação bilateral mais forte” com o Brasil.

Os organizadores desta cúpula esperam que ela seja um grande balanço sobre o estado do planeta e sobre o rumo que deve assumir em termos de crescimento, segurança alimentar, acesso à água, energia, biodiversidade e clima.