Cameron defende atuação de britânicos em bombardeios na Síria
A parlamentares, primeiro-ministro afirmou que Estado Islâmico ameaça interesses da Grã-Bretanha e que o país não pode "terceirizar sua segurança"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu nesta quinta-feira que a Grã-Bretanha passe a atuar nos bombardeios a redutos do Estado Islâmico (EI) na Síria. Em declaração por escrito enviada ao Comitê das Relações Exteriores do Parlamento britânico, o premiê pediu o apoio dos deputados para ampliar o combate aos jihadistas. Atualmente, o país participa apenas de ataques no Iraque.
“É um erro para a Grã-Bretanha terceirizar sua segurança a outros países e esperar que as tripulações de outras nações assumam as cargas e os riscos de atacar o Estado Islâmico na Síria para deter o terrorismo no Reino Unido”, disse Cameron no documento, em referência aos bombardeios realizados por países como Estados Unidos e França.
Leia também:
Hollande e Cameron visitam Bataclan para homenagear vítimas dos ataques
Também nesta quinta-feira, Cameron fez um discurso no Parlamento, durante o qual afirmou que o EI ameaça os interesses da Grã-Bretanha. Ele reconheceu que os ataques aéreos dos britânicos não são suficientes para derrotar os terroristas, mas podem ajudar a diminuir a capacidade de eles se organizarem em um local onde “se sentem mais seguros”. O premiê deve submeter a ampliação dos bombardeios contra o EI à votação do Parlamento.
França – Nesta segunda-feira, Cameron viajou a Paris e, junto com o presidente francês, François Hollande, prestou uma homenagem às pessoas que morreram na casa de shows Bataclan. Durante a visita, o premiê britânico disse que faria tudo o que está ao seu alcance para ajudar a França “a combater esse maléfico culto à morte”.
(Da redação)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.