Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pete Buttigieg é rechaçado ao declarar vitória antes da hora

Democratas o acusam de cometer fraude após pré-candidato declarar-se vencedor do caucus de Iowa

Por Ernesto Neves - Atualizado em 4 fev 2020, 16h27 - Publicado em 4 fev 2020, 15h46

O ex-prefeito de South Bend, em Indiana, e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos Pete Buttigieg foi fortemente criticado por democratas ao declarar vitória no caucus de Iowa. 

A afirmação foi feita ao vivo num programa de TV da rede CBS na manhã desta terça 4. “Vamos para New Hampshire absolutamente vitoriosos”, afirmou sobre a próxima primária democrata. 

“Esta é uma campanha que, quando lançamos um ano atrás, as pessoas disseram: ‘Você não é um senador. Você não é um nome nacional. Que negócio é esse de um prefeito do interior concorrer à presidência?”, continuou Buttigieg

Entre os postulantes à disputa presidencial com Donald Trump nas eleições de novembro estão Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Amy Klobuchar e Joe Biden

Continua após a publicidade

“E agora, aqui estamos em posição privilegiada, indo para New Hampshire, no que acreditamos que será outra noite histórica”, finalizou.

O problema é que ainda não houve qualquer divulgação de resultado pelo Partido Democrata.

O atraso já dura 24 horas e aconteceu porque o diretório da legenda em Iowa afirmou afirmou ter encontrado uma série de inconsistências na apuração.

Um aplicativo criado exclusivamente para a ocasião não funcionou, e as linhas telefônicas disponibilizadas também entraram em pane.

Continua após a publicidade

Logo após as declarações de Buttigieg, internautas divulgaram a hashtag #MayorCheat, algo como Prefeito Fraude, para rechaçar sua postura.

Em resposta, Buttigieg afirmou que a apuração vai comprovar sua vitória. 

Temos os resultados coletados pela nossa campanha. E se você observar o que fomos capazes de fazer, o que aconteceu ontem à noite, o fato de que essa campanha foi capaz de reunir apoio nas comunidades urbanas, suburbanas e rurais, nos municípios que Hillary Clinton ganhou, nos municípios que Donald Trump ganhou, estamos emocionados e consideramos absolutamente que uma vitória”, afirmou à imprensa americana.

De acordo com representantes democratas, os resultados finais serão apresentados na noite desta terça.

Publicidade