Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Brexit” lidera apuração de votos do referendo no Reino Unido

Faltando a apuração de apenas 47 das 382 zonas eleitorais, a saída do bloco ganha por 52%, contra 48% dos votos favoráveis à permanência

O ‘brexit’, acrônimo pelo qual é chamada a possível saída do Reino Unido da União Europeia (UE), lidera com quase 1 milhão de votos a apuração do referendo realizado nesta quinta-feira no Reino Unido, com 52% dos votos contra 48% da permanência.

Faltando a apuração de apenas 47 das 382 zonas em que está dividido o mapa eleitoral britânico, a saída do Reino Unido mantém um progresso constante em uma noite de alternativas na contagem, apesar de ainda se espera conhecer a maioria de votos na capital britânica.

Com o número de eleitores estimado em 71%, o resultado final do referendo histórico parece muito apertado, muito mais do que o esperado, disseram analistas.

A expectativa é que os resultados de Londres e da Escócia acrescentem um grande número de votos à campanha pela permanência.

Este forte avanço do “brexit” gerou nervosismo nos mercados internacionais ao provocar uma grande queda da libra esterlina mais de 3% em relação ao dólar.

O nordeste da Inglaterra e País de Gales mostraram um apoio importante ao “brexit”, enquanto a Escócia e Irlanda do Norte optaram pela permanência no bloco europeu.

De acordo com os especialistas, o número que é preciso alcançar para saber qual dos dois lados ganhou é de 16.813.000 votos. A votação pela saída conta com 14,7 milhões.

Em Gibraltar, onde as pesquisas previam uma vitória do campo pró-europeu, 96% dos eleitores apoiaram a continuidade na UE e apenas 4% quiseram a saída.

Em Newcastle, a primeira cidade inglesa a divulgar publicamente a apuração, a opção de permanência na UE somou 50,7% dos votos, contra 49,3% adeptos à separação.

Já em Sunderland, reduto no qual já se esperava um resultado favorável ao “brexit”, a alternativa de abandonar o bloco obteve ampla vantagem, de 61% contra 39% dos votos.

(Com EFE)