Brasileiros não precisam de visto

O governo britânico informou nesta segunda-feira que não vai mais exigir o visto para visitantes brasileiros. Segundo o ministério britânico do Interior, apenas Bolívia, Venezuela, Lesoto, África do Sul e Suazilândia não cumpriram os requisitos estabelecidos na revisão anual do programa de isenção de vistos. Portanto, os moradores desses países terão de solicitar o documento antes de entrar em solo britânico.
Em julho de 2008, o Brasil foi incluído em uma lista de 11 nações que precisariam da autorização. Na época, o governo britânico alegou que iria analisar se essas nações tinham um bom sistema de segurança e identificação dos documentos de seus cidadãos.
Contudo, como o país não foi listado, os brasileiros continuarão a utilizar apenas o passaporte. Atualmente, um acordo entre o Reino Unido e o Brasil permite que brasileiros permaneçam no país europeu sem visto durante 90 dias.
Em nota, o ministério britânico disse que “a extensão na exigência de vistos é só uma de uma série de medidas que o governo implementou para reforçar a segurança na fronteira e permitir a entrada no país apenas das pessoas que o Reino Unido quer e precisa”.
Todos os países não-europeus tiveram revisada sua participação no programa britânico de isenção de vistos. O objetivo da medida foi avaliar o nível de risco que os cidadãos destas nações representam para o país em relação à imigração ilegal, à criminalidade e à segurança.