Clique e assine com até 92% de desconto

Brasileira integra painel sobre Agenda de Desenvolvimento da ONU

Vanessa Petrelli Corrêa, do Ipea, é nomeada pelo secretário-geral, Ban Ki-moon

Por Da Redação 1 ago 2012, 19h23

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nomeou a brasileira Vanessa Petrelli Corrêa para fazer parte de um Painel de Alto Nível para aconselhar sobre a agenda de desenvolvimento global para além de 2015, a data-limite para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ela, que é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai integrar o grupo formado por outros 25 membros da sociedade civil, do setor privado e de governos.

“Solicitei ao meu Painel de Alto Nível que elabore uma visão de desenvolvimento arrojada e prática para apresentar aos estados-membros no próximo ano”, disse Ban. “Estou ansioso com as recomendações do Painel sobre uma agenda global pós-2015 com responsabilidades compartilhadas para todos os países e com a luta contra a pobreza e o desenvolvimento sustentável em seu núcleo”, completou o secretário, que escolheu como copresidentes Susilo Bambang Yudhoyono, presidente da Indonésia, Ellen Johnson Sirleaf, presidenta da Libéria, e David Cameron, primeiro-ministro britânico.

O grupo terá sua primeira reunião no final de setembro, no contexto do Debate Anual de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU. Ban Ki-moon espera um relatório do trabalho no primeiro semestre do próximo ano. O Painel faz parte da agenda do secretário-geral pós-2015, elaborada pela Cúpula dos ODM de 2010, e seu trabalho terá uma coordenação estreitamente vinculada à do grupo intergovernamental encarregado de projetar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme acordado na Conferência Rio+20.

LEIA TAMBÉM:

Rio+20: o jeito é esperar por 2015

Continua após a publicidade

A insustentável grandeza da Rio+20

Jogos diplomáticos: como nasceu o texto da Rio+20

Continua após a publicidade
Publicidade