Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil espera que proposta da Liga Árabe possa abrir diálogo na Síria

São Paulo, 7 dez (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quarta-feira que a recente proposta da Liga Árabe para buscar uma saída ao conflito na Síria pode abrir o caminho para um diálogo político no país árabe.

‘Consideramos positivo que a Liga Árabe se envolva nos esforços para cessar a violência na Síria e abrir o caminho para um diálogo político nacional que atenda às reivindicações por mais liberdades, por um melhor governo e outras reformas’, disse Patriota.

Em entrevista coletiva conjunta com a chanceler mexicana, Patricia Espinosa, com quem discutiu assuntos bilaterais e globais nesta quarta-feira, Patriota disse confiar que a proposta contribua para interromper a ‘violência em grande escala’ na Síria, motivo de ‘grande preocupação’ para o Brasil e para o resto da comunidade internacional.

A Liga Árabe advertiu nesta terça-feira que a situação na Síria está cada vez pior e que os crimes cometidos pelo regime de Damasco ameaçam os esforços árabes para acabar com a crise e evitar a intervenção estrangeira.

Para o ministro brasileiro, ‘a aparente aceitação das autoridades sírias’ à presença de observadores internacionais – conforme proposta da Liga Árabe – é positiva nesse contexto, motivo pelo qual se mostrou esperançoso sobre um entendimento em breve.

Desde março, quando começaram os protestos populares contra o presidente da Síria, Bashar al Assad, mais de 4 mil pessoas morreram em todo o país, segundo a ONU, que alertou que a nação se encaminha para uma guerra civil. EFE