Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil doa 280 toneladas de arroz para refugiados no Equador

Quito, 13 fev (EFE).- O Brasil doou 280 toneladas de arroz para os refugiados que vivem na fronteira norte do Equador, perto da divisa com a Colômbia, informa um comunicado emitido nesta segunda-feira pelo Ministério das Relações Exteriores de Quito.

A doação, avaliada em US$ 132.933, foi realizada por meio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e não só se destina aos refugiados, mas também às comunidades de ajuda humanitária na fronteira.

O carregamento chegou ao Equador no último dia 5 de fevereiro. Trata-se de uma doação da Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (Conab), pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

‘A distribuição do arroz se realiza por sua inclusão como um dos componentes da cesta básica familiar, para uma subsistência calculada em um mês, planejada pelo Programa Mundial de Alimentos’, ressalta o comunicado.

No Equador, calcula-se que vivam cerca de 55 mil refugiados, dos quais 98% são colombianos. Deles, 70% são mulheres e crianças, que fugiram de seu país após os homens serem recrutados para grupos armados ou serem assassinados, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. EFE