Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil assumirá papel mais efetivo no processo de paz no Oriente Médio

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse neste domingo em Jerusalém, durante uma viagem oficial a Israel e aos territórios palestinos, que o Brasil assumirá um papel mais efetivo nos esforços de paz na região. “Veremos o Brasil adotando um perfil em linha com seu peso econômico, ao fato de que mantemos relações amigáveis com todos os membros das Nações Unidas e não temos inimigos”, disse Patriota ao presidente israelense, Shimon Peres.

“Talvez estejamos em uma situação única para escutar todas as partes e participar dos esforços da paz”, afirmou o chanceler. “Gostariamos de ver a paz entre Israel e os palestinos avançando em um ritmo mais rápido, mas parece que há uma paralisia no que algum dia se denominou processo de paz”.

Patriota começou hoje em Jerusalém seu périplo de dois dias pela região, que o levará na segunda-feira para a cidade de Ramala, na Cisjordânia, onde ele se reunirá com dirigentes da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Em Israel, Patriota encontrará hoje o chefe de governo, Benjamin Netanyahu, e o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, entre outros ministros.

(Com EFE)