Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BP divulgará relatório sobre acidente

Companhia deve admitir culpa parcial pelo vazamento

A empresa petrolífera britânica deverá divulgar nesta quarta-feira um relatório com investigações internas sobre o acidente em sua plataforma Deepwater Horizon no dia 20 de abril, no Golfo do México, considerado o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

De acordo com o jornal The Guardian, no material, um compêndio de 200 páginas, a companhia admitirá parte da culpa pelo vazamento. Segundo o diário inglês, a BP explicará que comandos de pressão em válvulas cruciais para o funcionamento da plataforma foram ignorados pelos seus empregados.

Mas a empresa britânica deverá dividir a culpa do acidente com outras duas companhias. A suíça Transocean, responsável pela modulação de alguns equipamentos, e a empresa americana Halliburton, contratada já para auxiliar no processo de fechamento do duto que vazava petróleo no mar.

De acordo com advogados, o relatório terá um peso crucial no julgamento da BP. Por isso, seus redatores tentaram obter um equilíbrio entre assumir uma responsabilidade plena pelo acidente e isentar-se completamente da culpa.