Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

‘Bomba’ de lava vulcânica fere 23 pessoas em barco de passeio no Havaí

Vulcão Kilauea é um dos mais ativos do mundo, porém incidente foi o mais grave já causado por suas erupções mais recentes

Por Da Redação Atualizado em 16 jul 2018, 23h47 - Publicado em 16 jul 2018, 21h51

Ao menos 23 pessoas ficaram feridas depois que o barco de passeio em que navegavam no Havaí foi atingido por uma partícula de lava vulcânica expelida pelo vulcão Kilauea nesta segunda-feira (16).

Segundo o chefe do Departamento de Bombeiros do Condado de Havaí, Darwin Okinaka, a embarcação foi alvo de uma “bomba de lava” resultante da queda de uma rocha derretida na água perto do barco.

A embarcação conseguiu retornar ao seu porto em Hilo menos de uma hora depois, e três dos feridos foram levados para um hospital local de ambulância, disse Okinaka.

  • Uma mulher quebrou a perna quando a lava caiu no barco e a jogou na área de assentos. Nove ou dez outros feridos, com lesões menos graves, foram levados ao hospital por veículos particulares, e mais dez pessoas foram tratadas por paramédicos no porto, afirmou Okinaka à agência Reuters.

    Esse foi o pior incidente causado pelas recentes atividades do vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo. Suas erupções destruíram centenas de casas e obrigaram milhares de pessoas a deixarem seus lares, mas até agora só tinham deixado um homem seriamente ferido.

    O Departamento de Terra e Recursos Naturais do Havaí informou que o barco atingido era operado pela Lava Ocean Tours, uma das três empresas que oferece excursões diárias para passageiros que pagam cerca de 220 dólares por pessoa para assistir a partir de uma embarcação a lava que desemboca no mar.

    (Com Reuters)

    Continua após a publicidade
    Publicidade