Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bomba da II Guerra é encontrada em cidade na Polônia

600 moradores de Glogów foram removidos por causa de risco de explosão; artefato de 250 quilos será transferido para base militar

Cerca de 600 habitantes de Glogów, no sudoeste da Polônia, foram removidos da cidade nesta quinta-feira (9) depois de uma bomba da época da II Guerra Mundial (1939-1945) ter sido encontrada. O artefato de 250 quilos foi encontrado durante a limpeza de um rio local.

Um grupo do Exército polonês especializado em explosivos tenta transferir a bomba a uma base militar próxima, onde o artefato será desativado.

O risco de a bomba explodir obrigou hoje a desalojar os imóveis adjacentes da região próxima ao rio. Trata-se de uma área residencial, onde vivem cerca de 4 mil pessoas, informaram as autoridades locais. Os residentes foram levados de ônibus a centros habilitados, onde permanecerão até que a bomba seja retirada.

Em 26 de julho, uma bomba similar foi encontrada nesta mesma cidade, que foi ocupada pelo regime nazista da Alemanha durante a II Guerra Mundial. Centenas de moradores também tiveram de ser retirados.

Intensamente bombardeadas durante a guerra, muitas cidades polonesas têm projéteis da guerra ainda a serem descobertos.

(Com EFE)