Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolívia: preocupa as autoridades a saúde de reféns de conflito mineiro

O governo boliviano expressou neste sábado sua preocupação com a saúde dos reféns mantidos pelos indígenas que exigem a expulsão da filial de uma mineradora canadense.

“Os dois engenheiros (reféns) estariam com sérios problemas de saúde. Estamos preocupados com eles”, disse em coletiva de imprensa o vice-ministro do Regime Interior e Polícia, Jorge Pérez.

Ele explicou que “uma delas estaria com uma lesão séria em um dos braços e que, ao não ser atendida de maneira oportuna, seria obrigada a passar por uma cirurgia”.

“O outro tem problemas renais sérios por causa das torturas e maus tratos que, (segundo a vítima) teria sofrido” por parte dos membros da comunidade que o prenderam”, acrescentou a autoridade, pedindo aos sequestradores para libertá-los “para que possam receber atenção médica especializada.

Ambos os profissionais da empresa mineradora Mallku Kotha, foram feitos reféns na semana passada pelos indígenas que rejeitam a presença de uma filial canadense em uma concessão mineradora para explorar jazidas de prata e índio, elemento utilizado como semiconductor e em telas de cristal líquido.

Indígenas e trabalhadores mineiros independentes disputam o controle da mina, o que provocou enfrentamentos nos últimos meses.