Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boko Haram tem novo líder, diz presidente do Chade

O grupo radical islamita Boko Haram tem um novo líder, afirmou o presidente do Chade, Idriss Déby. De acordo com o presidente do país africano vizinho da Nigéria, base do Boko Haram, o chefe Abubakar Shekau foi substituído por Mahamat Daoud – nome que os analistas ainda não conheciam.

Leia também:

Forte explosão em mercado da Nigéria deixa 50 mortos

Governo do Camarões deporta 2.500 nigerianos para prevenir ataques do Boko Haram

Especulações sobre a morte de Shekau têm sido reforçadas por sua ausência nos recentes vídeos divulgados pelos jihadistas. Ele chegou à liderança do grupo depois que seu fundador, Muhammad Yousuf, foi morto, em 2009. Desde que o linha-dura Shekau assumiu o comando, o Boko Haram intensificou suas ações terroristas.

Shekau apareceu insultando as autoridades nigerianas em diversos vídeos, celebrando atos violentos do grupo, como o sequestro de mais de 200 estudantes em abril de 2014. A última vez que se teve notícia Shekau foi em março deste ano, em um áudio prometendo lealdade ao Estado Islâmico.

Segundo o presidente do Chade, que enviou tropas para lutar contra militantes do Boko Haram em Camarões e na Nigéria, ao contrário de Shekau, o novo líder do grupo terrorista é aberto ao diálogo.

(Da redação)