Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Boko Haram faz novo ataque no nordeste da Nigéria

Terroristas islâmicos ganham terreno no país africano; eleição presidencial, que deveria ocorrer neste sábado, foi adiada para o dia 28 de março

Por Da Redação 14 fev 2015, 11h11

O grupo terrorista islâmico Boko Haram atacou a cidade de Gombe, no nordeste da Nigéria, neste sábado, e recebeu resposta do exército do país. Os extremistas tentaram conquistar a cidade após tomarem os municípios de Dadinkow e Lubo, a cerca de 35 quilômetros da capital nigeriana.

Boko Haram fez o primeiro ataque no Chade, na sexta-feira, aumentando para três o número de países vizinhos à Nigéria envolvidos no conflito. Camarões e Níger também já haviam sido atacados. Os três países afirmaram que irão contribuir para uma força regional contra os terroristas, que deve ser criada nas próximas semanas.

Leia mais

Boko Haram mata 100 civis e deixa 500 feridos em Camarões

Nigéria planeja adiar eleições gerais para enfrentar Boko Haram

Há duas semanas, o grupo explodiu um veículo em Gombe, no estacionamento de um estádio no qual o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, havia feito um discurso de campanha. A onda de ataques nas últimas semanas forçou o presidente nigeriano, que tenta a reeleição, a adiar para 28 de março a eleição que deveria acontecer neste sábado.

Os terroristas também tentaram duas vezes, em janeiro e fevereiro, tomar a capital do estado de Borno, Maiduguri, mas o exército conseguiu repelir a ofensiva.

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade