Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boca de urna indica vitória de Humala em eleições no Peru

Pesquisas mostram nacionalista com 5% de vantagem sobre Keiko Fujimori

O candidato nacionalista Ollanta Humala vence o segundo turno das eleições presidenciais no Peru com mais de 5% de vantagem sobre Keiko Fujimori, revelaram três pesquisas de boca de urna neste domingo.

Segundo o instituto Ipsos, Humala obteve 52,6% dos votos, contra 47,4% para Keiko, o que dá uma margem de 5,2 pontos para o candidato da aliança Ganha Peru. Já a pesquisa CPI aponta Humala com 52,5% dos votos, contra 47,5% para Fujimori, uma vantagem de 5 pontos, enquanto o instituto Datum informa 52,7% a Humala e 47,3% para Fujimori, com diferença de 5,4 pontos percentuais.

A diferença pequena entre os dois candidatos reflete a dinâmica da campanha presidencial para o segundo turno, que foi marcada pelo medo. Nunca o país assistiu a um pleito tão polarizado, com as pesquisas apontando empate técnico entre os dois candidatos até os últimos minutos de campanha. Os eleitores peruanos se viram diante da difícil decisão de escolher entre Humala, de família comunista e antigo apadrinhado do venezuelano Hugo Chávez, e Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, atualmente preso sob a acusação de ordenar dois massacres contra civis.

Leia também:

Leia também: Conheça as propostas Keiko Fujimori e Ollanta Humala

(Com agência France-Presse)