Bloomberg estuda se candidatar a prefeito de Londres
Ex-prefeito de Nova York em três oportunidades entre 2002 a 2013, o bilionário americano Michael Bloomberg conta com o apoio de políticos conservadores para eleição de 2016

O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, 73 anos, avalia concorrer ao cargo de prefeito de Londres de 2016, substituindo Boris Johnson, informa neste domingo o jornal The Sunday Times. Amigos do político declararam ao periódico que “ele está considerando” concorrer nessas eleições pelos ‘tories’, o partido conservador da Grã-Bretanha, uma possibilidade que já cogitaram os conservadores antes de Johnson ser escolhido para concorrer em 2012.
O bilionário foi casado com uma inglesa e tem duas filhas de nacionalidade britânica. Bloomberg já tratou do assunto com os estrategistas do Partido Conservador, que buscam com afinco um substituto de peso para Johnson e tentam atrair o americano. Steve Hilton, assessor do primeiro-ministro David Cameron, deu na semana passada sinal verde à ideia e opinou que “sua liderança pragmática e focalizada na resolução de problemas é justamente o que Londres necessita”.
Leia também
A primeira vez de Michael Bloomberg na favela
‘Se consertarmos as cidades, consertamos o mundo’
O ‘tory’ Boris Johnson, conhecido por suas brincadeiras, quer conseguir uma cadeira na Câmara dos Comuns (a casa baixa do Parlamento britânico) nas eleições gerais de 7 de maio, e se eleito, planeja combinar seu trabalho com a Prefeitura até 2016. Bloomberg conta com o apoio do próprio Johnson, que confessa ser seu admirador. Para sucedê-lo, Bloomberg, que foi prefeito de Nova York três vezes entre 2002 e 2013, deveria obter a nacionalidade britânica, algo que, segundo o jornal, não seria difícil, porque o Ministério do Interior poderia acelerar o trâmite pelo fato de o empresário ter contribuído com pelo menos 500 milhões de libras (2,3 bilhões de reais) para a economia britânica.
A Grã-Bretanha concede nacionalidade britânica com trâmite mais rápido aos milionários que invistam pelo menos dois milhões de libras no país. Bloomberg recebeu em 2014 o título de cavalheiro honorário pela rainha Elizabeth II “por seus prodigiosos trabalhos empresariais e filantrópicos”. O bilionário tem uma casa de 20 milhões de libras (93 milhões de reais) em Knightsbridge – um dos bairros mais luxuosos de Londres – e está nos conselhos da galeria de arte Serpentine e no teatro Old Vic. Além disso, Bloomberg possui vários investimentos imobiliários e planeja abrir a sede europeia de sua agência de notícias financeiras Bloomberg LP na capital britânica, onde já tem uma importante representação.
(Da redação)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.