Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blogueiro russo Alexei Navalni é condenado a 15 dias de prisão

O blogueiro russo Alexei Navalni, detido na segunda-feira durante uma manifestação opositora que acusava o governo de ter organizado uma fraude nas eleições legislativas de domingo, foi condenado nesta terça-feira a 15 dias de prisão, indicou a agência Interfax.

Um tribunal de Moscou considerou que Navalni era culpado por se “negar a obedecer às ordens da força pública”.

Mais cedo, também nesta terça-feira, um líder opositor russo, Ilia Yashin, foi condenado em Moscou a 15 dias de prisão. O tribunal condenou Yashin, líder do movimento opositor liberal Solidarnost, por ter desobedecido as ordens policiais de dispersão da manifestação de segunda-feira, indicou a Interfax.

Navalni e Yashin foram detidos na segunda-feira em Moscou junto com mais de 300 pessoas ao término de uma manifestação anti-Puin, a maior dos últimos anos, que reuniu cerca de 10 mil opositores, de acordo com os organizadores.

O ato opositor, que, segundo a polícia, reuniu cerca de 2 mil pessoas, foi autorizado em uma praça afastada do centro do poder russo.

Após esta manifestação, centenas de pessoas quiseram se dirigir à sede da comissão eleitoral, mas a polícia as impediu e prendeu mais de 300 pessoas, entre elas Yashin e Navalni.