Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Big Ben será silenciado durante funeral de Maggie Thatcher

Medida é forma de demonstrar respeito, diz presidente da Câmara dos Comuns

O Big Ben e os outros sinos do grande relógio de Westminster serão silenciados na quarta-feira, durante o funeral de Margaret Thatcher, como sinal de respeito, anunciou o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow. Segundo ele, a medida é a homenagem mais adequada dos deputados à ex-primeira-ministra – repetindo um tributo feito também a Winston Churchill, em 1965.

“Recebi uma série de sugestões, diretas e indiretas, formais e informais, sobre como a Câmara, como instituição, poderia marcar a ocasião. Considerei todas elas e concluí que a forma mais apropriada de indicar nossos sentimentos seria silenciar os sinos do Big Ben e silenciar o grande relógio de Westminster durante o funeral”, disse Bercow. “Acredito que há dignidade e respeito profundo expressos através do silêncio. Já tomei as medidas necessárias para isso”, acrescentou.

Leia também:

Leia também: ‘Meu lugar na história está assegurado’, disse Thatcher à filha

O nome ‘Big Ben’ é geralmente usado para descrever o grande relógio de Westminster, que fica no topo da Torre Elizabeth – rebatizada com o nome da rainha no ano de seu Jubileu de Diamante, em 2012. No entanto, o nome foi dado primeiramente ao grande sino, que soa a cada hora. Os demais sinos soam a cada 15 minutos desde 1859, mas foram intencionalmente silenciados por dois anos durante a I Guerra Mundial.

Saiba mais:

Saiba mais: Funeral de Thatcher terá cerca de 2.000 convidados