PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Biden recebe Trump na Casa Branca e pede ‘transição tranquila’ de governo

O democrata disse que 'garantirá' que seu sucessor seja acomodado quando retornar ao Salão Oval em janeiro

Por Da Redação Atualizado em 13 nov 2024, 15h06 - Publicado em 13 nov 2024, 14h08

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu o presidente eleito Donald Trump para uma reunião na Casa Branca nesta quarta-feira, e afirmou que espera uma “transição tranquila” de governo em janeiro.

Um pouco a contragosto, o democrata apertou a mão do republicano, com quem trocou farpas pelos últimos quatro anos. Ao perder a eleição de 2020, Trump rejeitou o resultado, denunciou uma suposta fraude e instigou seus apoiadores a invadirem o Capitólio, sede do Congresso, no fatídico 6 de janeiro de 2021, enquanto ocorria o processo de certificação da vitória de Biden.

“Bem, Sr. Presidente eleito, ex-presidente, Donald”, disse Biden enquanto Trump se sentava ao seu lado, em frente a uma lareira acesa no Salão Oval. “Parabéns.”

Ele continuou, ao estender sua mão ao rival: “Bem-vindo de volta.”

Trump respondeu, divagando: “A política é difícil e, em muitos casos, não é um mundo muito bom, mas é um mundo bom hoje, e eu agradeço por isso.”

Continua após a publicidade

A última vez que o republicano esteve no Salão Oval, ele rabiscou uma carta de duas páginas para Biden e a colocou na gaveta da mesa do Salão Oval. Na época, não estendeu ao democrata a mesma cortesia de recebê-lo para uma reunião, e também não participou da posse para passar o bastão ao vencedor das eleições.

Soluços na transição

Apesar das mensagens de Biden e de Harris sobre a importância de uma transição de governo sem turbulência, o processo em si está parcialmente paralisado.

A equipe de Trump, que já anunciou alguns membros do gabinete do novo presidente, ainda precisa assinar acordos burocráticos, que envolvem espaço de escritórios e equipamentos do governo, bem como acesso para funcionários a instalações e informações do governo, de acordo com a Casa Branca.

Continua após a publicidade

“Os advogados de transição (da chapa) Trump-Vance continuam a se envolver construtivamente com os advogados da administração Biden-Harris em relação a todos os acordos contemplados pelo Ato de Transição Presidencial”, disse Brian Vance, um porta-voz da transição Trump, referindo-se à lei que rege a transferência de poder.

Onde está Melania?

A atual primeira-dama, Jill Biden, se juntou ao marido para cumprimentar Trump nesta manhã. Ela havia estendido um convite à esposa do presidente eleito, Melania, para o tradicional encontro das primeiras-damas entrantes e cessantes. No entanto, Melania recusou, de acordo com a emissora americana CNN.

Supostamente, ela teria um outro compromisso agendado, relacionado à campanha de publicidade de seu livro de memórias recém-lançado.

Continua após a publicidade

Jill, segundo a Casa Branca, deu a Trump uma carta escrita à mão expressando seus parabéns para Melania, e “também expressou a prontidão de sua equipe em ajudar na transição”.

Melania já indicou que não deve ir morar com o marido na Casa Branca, diferente do primeiro mandato, e sua participação no governo deve ser ainda mais limitada. Durante um evento, ela afirmou, evasiva, que “desta vez vai ser diferente”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.