Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Biden e a primeira-dama, Jill, vão discutir clima com Papa Francisco

Reunião será em Roma e acontecerá antes da COP26, a convenção do clima

Por Ernesto Neves Atualizado em 14 out 2021, 17h43 - Publicado em 14 out 2021, 17h26

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill, vão se encontrar com o Papa Francisco durante viagem a Roma em 29 de outubro. O líder democrata é católico fervoroso e comparece à missa semanalmente

Biden vai à Europa para participar da Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro na capital italiana. As informações divulgadas pela Casa Branca nesta quinta-feira (14).

“Eles vão discutir o esforço em conjunto em prol de temas como os direitos humanos, o fim da pandemia, o enfrentando à crise climática e o combate à pobreza”, diz trecho do comunicado.

O encontro acontece em meio ao debate dentro da Igreja Católica americana o direito ao aborto. A legislação do país permite que mulheres interrompam a gestação se assim desejarem desde 1973.

Políticos católicos que apoiam o direito, porém, vem sendo pressionados pela Igreja. O assunto ganhou força após a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos autorizar que figuras públicas tenham sua comunhão negada caso apoiem o aborto. 

Em 2019, quando já estava na corrida presidencial, Biden teve uma comunhão negada por seu posicionamento.

Em setembro, Francisco se pronunciou sobre o assunto, afirmando que os bispos devem agir de acordo com seu ponto de vista pastoral, e não político.

Continua após a publicidade
Publicidade