Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bernie Sanders anuncia pré-candidatura às eleições de 2020 nos EUA

Senador de 77 anos concorreu contra Hillary Clinton em 2016 pela indicação do Partido Democrata, mas perdeu

Bernie Sanders anunciou nesta terça-feira, 19, que irá concorrer novamente pela indicação do Partido Democrata na corrida presidencial de 2020. O senador pelo estado de Vermont disputou a posição de candidato democrata nas eleições presidenciais de 2016, mas perdeu as primárias para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

“Começamos a revolução política na campanha de 2016 e agora é hora de avançar com essa revolução”, disse à Vermont Public Radio em uma entrevista que foi ao ar nesta manhã.

Autointitulado “socialista democrático”, Sanders não é oficialmente filiado ao Partido Democrata e se elegeu senador como um candidato independente. Mas suas ideias encontram grande ressonância na ala mais jovem e à esquerda da legenda. Entre as suas principais plataformas estão o ensino superior gratuito, o aumento do salário mínimo e um programa de saúde pública gratuita para todos os americanos.

“O que prometo fazer é, ao percorrer o país, ater-me aos valores dos quais todos nós temos orgulho em Vermont: nossa crença na justiça, na comunidade, na política de base e nas reuniões locais”, disse Sanders na entrevista.

O político de 77 anos também é uma das vozes mais incisivas no Senado contra o presidente republicano Donald Trump. Sanders, que já organizou dezenas de manifestações políticas e comícios em todo o país desde a eleição de 2016, também entra na disputa com o maior número de seguidores nas redes sociais entre os pré-candidatos democratas já anunciados.

Em seu livro de memórias sobre a eleição de 2016, Hillary culpou Sanders por sua derrota eleitoral. Chamou o senador de “irrealístico” e disse que ele causou um dano duradouro a sua campanha e pavimentou o caminho para a vitória de Trump.

Pré-candidatos

Com o anúncio desta terça, Sanders se soma às senadoras Elizabeth Warren, Kamala Harris e Kirsten Gillibrand, ao senador Cory Booker, ao ex-secretário de Habitação, Julián Castro, e outros na disputa pela indicação democrata.

Outras figuras democratas sobre as quais especula-se a possível candidatura são o ex-vice-presidente Joe Biden e o ex-congressista pelo Texas Beto O’Rourke.

O ganhador das primárias democratas enfrentará previsivelmente Trump, que já anunciou a intenção de tentar a reeleição e até agora não tem nenhum concorrente forte para as primárias do Partido Republicano.