Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Berlusconi apresentará renúncia nesta tarde a presidente italiano

Por Da Redação 12 nov 2011, 16h31

Roma, 12 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, se reunirá em Roma às 20h30 locais (17h30 de Brasília) com o presidente do país, Giorgio Napolitano, para apresentar sua renúncia, como informou o próprio premiê.

Berlusconi irá ao Quirinale, sede da Presidência da República, após um Conselho de Ministros, que durou 35 minutos e no qual o primeiro-ministro confirmou que nesta mesma tarde apresentará sua renúncia.

A reunião do Gabinete foi convocada por Berlusconi após a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Lei de Orçamentos de 2012, que inclui as reformas econômicas exigidas à Itália pela União Europeia para reduzir a dívida do país.

Berlusconi havia dito a Napolitano no último dia 8 que renunciaria depois da ratificação da Lei dos Orçamentos de 2012 pelo Parlamento.

Na reunião com os ministros, Berlusconi se despediu de integrantes de seu governo e depois reuniu representantes de seu partido, o Povo da Liberdade, no Palacio Grazioli, sua residência em Roma.

Enquanto era realizado o Conselho de Ministros, várias pessoas se reuniram na Praça Colonna, onde ficam as sedes da Câmara dos Deputados e da Presidência do Governo, para acompanhar um dia histórico pela saída de Berlusconi do poder.

Ao deixar a sede de Governo por uma porta secundária, o líder recebeu da multidão vaias e gritos como ‘vá para casa’. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade