Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Bem-vindo à Palestina 2012’, lema da 2ª edição da campanha

Jerusalém, 9 abr (EFE).- Ao menos 25 organizações de direitos humanos e pró-palestinas lançarão nesta terça-feira em Belém a 2ª edição da campanha ‘Welcome to Palestine 2012’, com o objetivo de conscientizar o mundo sobre o problema do povo palestino.

Durante a campanha, entre os dias 15 e 21 de abril, centenas de ativistas de todo o mundo tentarão chegar até as fronteiras de Israel, em particular as do aeroporto internacional de Tel Aviv, para declarar seu apoio a um Estado independente e condenar as práticas israelenses nos territórios ocupados, diz o comunicado.

Pela nota de imprensa, 25 organizações participam da iniciativa, que será anunciada nesta terça-feira de forma oficial em entrevista coletiva no Centro da Paz de Belém.

‘Continuamos com os preparativos apesar de vários voluntários terem sido acossados pelas autoridades de ocupação israelenses’, refere o texto.

No ano passado, na 1ª edição da campanha, centenas de pessoas de todo o mundo compraram bilhetes de avião para ‘chegar aos territórios palestinos’ através do aeroporto de Tel Aviv.

A iniciativa foi acompanhada de perto pelas autoridades israelenses durante semanas e só a elaboração de uma lista negra de 342 passageiros – aos quais as linhas aéreas impediram de embarcar em aviões nos aeroportos de origem – impedindo a chegada da maioria dos ativistas.

Cerca de 120 conseguiram aterrissar em Israel, onde ficaram detidos por vários dias e expulsos. A nota denuncia a deslegitimação feita por Israel contra os palestinos. EFE