Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Barak: Assad terá mesmo destino de Kadhafi e Hussein

Por Louai Beshara 19 nov 2011, 18h14

O presidente sírio, Bashar al Assad, passou do “caminho sem volta” e enfrentará o mesmo destino do ex-líder líbio, Muamar Kadhafi e do iraquiano Saddam Hussein, disse este sábado o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak.

“Para mim está claro que o que ocorreu há algumas semanas com Kadhafi (…) e o que ocorreu com Saddam Hussein poderá acontecer com ele”, declarou Barak em conferência sobre segurança realizada na cidade canadense de Halifax.

“Acho que passou do caminho sem volta, não há forma de recuperar sua autoridade ou sua legitimidade”, acrescentou o ministro israelense, que previu que o regime de Assad poderá cair em alguns meses, devido à crescente pressão internacional.

Kadhafi morreu em 20 de outubro com vários tiros, depois de ter sido capturado pelos rebeldes quando fugia da cidade líbia de Sirte, em circunstâncias que não foram esclarecidas oficialmente, enquanto Saddam Hussein foi executado na forca em 30 de dezembro de 2006, após ser deposto e condenado por crimes contra a humanidade, depois da invasão americana do Iraque.

Continua após a publicidade

Publicidade