Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bangladesh: incêndio em fábrica de roupas deixa 9 mortos

Tragédia ocorre depois de desabamento de fábrica que matou mais de mil

Por Da Redação 8 out 2013, 17h09

Pelo menos nove pessoas morreram nesta terça-feira no incêndio de uma fábrica de roupas em Daca, a capital de Bangladesh, segundo a rede BBC. Outras cinquenta pessoas ficaram feridas.

De acordo com funcionários, mais de 3 000 pessoas trabalhavam no local quando o incêndio começou. As causas ainda não são conhecidas. Autoridades afirmaram que o fogo teria começado na malharia da fábrica. “É um incêndio de grandes proporções. Dez brigadas de incêndio estão trabalhando no combate”, disse o chefe da polícia da região, Amir Hossain.

O incêndio ocorre menos de seis meses depois do desabamento de um prédio em um bairro da periferia da capital onde funcionavam várias confecções. A tragédia causou a morte de mais de 1 000 pessoas. Em novembro de 2012, um incêndio em outra fábrica de roupas em Daca já havia deixado mais de cem vítimas.

A fabricação de roupas responde por mais de 80% das exportações de Bangladesh. A indústria emprega mais de quatro milhões de pessoas no país e é regularmente criticada por organizações internacionais por causa das más condições de trabalho e de segurança.

Em julho deste ano, o governo local, representantes da indústria têxtil e sindicatos assinaram um acordo para aumentar a supervisão e a segurança nas fábricas do setor, o chamado Plano de Ação sobre Segurança Anti-Incêndios e Integridade Estrutural.

Continua após a publicidade
Publicidade